Dicas de Saúde


Porque os alimentos integrais fazem bem à saúde?

O consumo de alimentos integrais tem sido incentivado devido às vantagens nutricionais que apresentam em relação aos produtos refinados. Substituir os alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum nas orientações para uma nutrição saudável, pois possibilita melhor aproveitamento dos nutrientes que são preservados quando o processo de refino não é aplicado.

A inclusão de alimentos integrais em planos alimentares para redução de peso, também é importante, principalmente pela retenção do conteúdo de fibras, que entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e conseqüentemente, a quantidade de alimentos ingerida.

Os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos.

Sendo assim, os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação.

São alimentos que não tiveram sua estrutura alterada, mantendo seus nutrientes. O refinamento faz com que se perca muitos nutrientes que poderiam ser aproveitados pelo organismo. Nutrientes essenciais até para a perda de peso.

Alimentos integrais contêm fibras que ajudam o organismo a eliminar gorduras e prolongam a saciedade, conseqüentemente o consumo de menos alimentos.

Quando falamos de alimentos integrais falamos de cereais e açúcares (soja, grãos, cereais matinais, arroz integral, farinha de trigo integral, açúcar mascavo).

Newsletter

Informe seus dados e receba dicas e novidades no seu e-mail.


Enviar Dados

Grupo

Logo Moinho IjuíLogo Soberana
Deus é Amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. João 4:16b