Dicas de Saúde


Colesterol e Fibras

As fibras dos alimentos reduzem o colesterol no sangue.

Existem as fibras solúveis e as insolúveis.

Encontramos fibras principalmente em alimentos derivados de plantas e sua principal composição é a celulose.

Uma dieta rica em fibras, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda na prevenção do câncer de intestino grosso, além de auxiliar na redução do colesterol total, redução do LDL colesterol (mau colesterol), aumento do HDL (bom colesterol).

Dicas para aumentar a ingestão de fibras:

Coma alimentos integrais como pão integral, arroz integral, frutas e verduras. Evite chips, bolachas, pão branco, bolos e doces.

Tente comer mais vegetais e frutas cruas, inclusive a casca, quando adequado. O cozimento reduz o teor de fibras.

Coma alimentos com alto teor de fibras em cada refeição. Cereais são recomendados já ao desjejum. Inclua feijões, sementes e grãos inteiros nas refeições.

Adapte-se gradualmente a uma dieta rica em fibras e aumente o volume de água tomada durante o dia.

Alimentos ricos em:

       Fibras solúveis: Aveia, farinha de aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas, maçãs, morangos, framboesas.

     Fibras insolúveis: Pães integrais, cereais, cenouras, couves, casca de maçã.     

Fonte: www.melhoresamigos.com.br

                                                              

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