Dicas de Saúde


Você sabe a diferença.....

 

 

O processo de refinamento do cereal consiste em triturá-lo e retirar o farelo e o gérmen, para obtenção de uma farinha mais fina e de cor mais branca. O grande problema do refinamento é que a maioria das vitaminas, minerais e antioxidantes contidos nessas camadas são perdidas.

Hoje em dia, a maioria dos produtos elaborados à base de farinha é feitos com farinhas refinadas: pães, biscoitos e docinhos.

Graças à forte evidência científica sobre o papel benéfico dos cereais integrais na prevenção de doenças crônicas, os produtores de alimentos já estão introduzindo nos mercados produtos elaborados à base de cereal integral.

 

Comparações entre farinha de trigo integral e farinha de trigo refinada:

Energia (Kcal)                            

trigo integral: 339

trigo refinado: 364

 

Fibras - g

trigo integral: 12,2

trigo refinado: 2,7

 

Cálcio - mg

trigo integral: 34

trigo refinado: 15

 

Magnésio - mg

trigo integral: 138

trigo refinado: 22

 

Potássio - mg

trigo integral: 405

trigo refinado: 107

 

Devido aos cereais integrais serem uma das principais fontes de niacina e outras vitaminas do complexo B, quando as farinhas refinadas ganharam popularidade houve uma grande epidemia de pelagra e beribéri nos Estados Unidos., fazendo que autoridades sanitárias de vários países exigissem a adição de vitaminas do complexo B na farinha refinada.

Essa prática continua sendo comum embora a adição de vitaminas à farinha refinada não seja equivalente à quantidade nutricional que tem a farinha integral.

Portanto, quando forem escolher pães, biscoitos, arroz, massas, cereais matinais e farinhas procurem sempre escolher as opções INTEGRAIS!

 

*Fonte: Cereais integrais e seus benefícios para a saúde - Nestlé Cereais Integrais

Newsletter

Informe seus dados e receba dicas e novidades no seu e-mail.


Enviar Dados

Grupo

Logo Moinho IjuíLogo Soberana
Deus é Amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. João 4:16b